Universo dali em diante. Assim como acontece quando vamos a um país estrangeiro e temos que aprender uma língua diferente e absorver uma nova cultura, assim também a criança em seu novo mundo. Daí a importância de oferecer-lhe brinquedos que sejam verdadeiros, ou que reproduzam, em seu formato, textura, cores e tamanhos, elementos do mundo do qual ela agora faz parte, para que ela possa desenvolver conceitos reais dos objetos que a cercam.
Quanto aos materiais, devemos optar por elementos que possam desenvolver seus diferentes sentidos, tais como lã, feltro, madeira, tecidos, que ela possa experimentar de várias maneiras; no que se refere ao formato, o ideal é que não sejam totalmente acabados, para possibilitar à criança
desenvolver sua imaginação; assim, quanto menos finalizado for um brinquedo, mais opções ela terá
com seu brinquedo; uma simples caixa com rodas poderá representar diversos objetos que sua imaginação sugerir. Muitas vezes vemos uma criança ganhar um lindo carrinho metálico, com luzes, motor, totalmente pronto, do qual ela logo se cansa, porque não lhe oferece possibilidades de mudança, será sempre o mesmo carrinho. Assim como o plástico, que tem sua utilidade em outros aspectos e oferece a vantagem de ser higiênico e lavável, não deveria ser oferecido á criança como brinquedo, porque oferecem uma imagem falsa dos elementos do "mundo dos adultos", além disso, são frios ao contato, rígidos, com cores que normalmente não são utilizadas nos mesmos elementos como carros, mesas, casas, etc. Os brinquedos mais valiosos que podemos oferecer ás crianças , nem sempre serão os mais caros, mas sim , os que possam lhe possibilitar um brincar saudável e permitir que ela desenvolva em si uma imagem verdadeira do mundo que a cerca, sempre respeitando os diferentes estágios de seu desenvolvimento.
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