Páginas

Translate

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O PREGUIÇOSO - do livro Novas Histórias Antigas- de Rosane Pamplona e Dino Bernardi Junior - Ed. Brinque-Book

Trata-se de um antigo conto francês...

Era uma vez um fidalgo inteligente e de fino humor. Sempre fora servido por bons empregados, mas um dia contratou como seu criado um rapaz muito preguiçoso: todos os dias atrasava-se para começar o trabalho, espanava os móveis com má-vontade, esquecia-se de abrir as janelas para arejar a sala e de todas as tarefas desincumbia-se o mais displicentemente possível para ir logo descansar.
O fidalgo depressa percebeu que o serviço andava malfeito; esperou que o rapaz se corrigisse, porém sua preguiça parecia aumentar com o tempo.
Um dia, o criado simplesmente deixou de varrer a sala. O fidalgo, muito descontente, não teve alternativa a não ser chamá-lo á sua presença e inquiri-lo:
-Vejo que você não varreu a sala hoje. Isto lhe parece correto ?
-Perfeitamente, senhor - justificou-se o criado. - Afinal, por que varrê-la se daqui a algumas horas
estará suja novamente? Estou apenas poupando serviço inútil.
O fidalgo nada respondeu. Percebera que contra aquela lógica seus argumentos de nada valeriam. Assim, deixou que o rapaz se retirasse e esperou uma oportunidade para dar-lhe uma lição.
No dia seguinte, o criado levantou-se e, antes de começar suas tarefas, foi até a cozinha comer. Mas encontrou o guarda-comida trancado. Morrendo de fome, procurou o patrão e lhe disse:
-Senhor, creio que trancaram a porta do guarda-comida por engano. Eu ainda não comi nada esta manhã !
- Por engano? Não, não foi por engano, respondeu o fidalgo, mostrando-lhe a chave do armário. Eu mesmo o tranquei.
-Mas, senhor, estou com o estômago vazio...
- Compreendo, tornou o impassível patrão. Mas, pense bem: por que enchê-lo agora se daqui a algumas horas estará vazio novamente ? Afinal, estou apenas poupando-lhe serviço inútil...
E virando as costas, deixou o criado sozinho a meditar sobre a lição que acabara de receber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindos !

Bem vindos à minha casa!
Neste espaço quero compartilhar com vocês muitas coisas que aprendi na infância e que hoje estão se perdendo em meio à agitação da vida moderna... bonecas de pano não são apenas companheiras , mas também simbolizam o aconchego, carinho e calor humano, histórias contadas por nossas avós, tudo aquilo que
alimenta a nossa alma !
Espero poder trocar experiências com as crianças de todas as idades ! Todo o meu carinho prá vocês !

Artes de boneca

Artes de boneca
Esta boneca é companheira das crianças a partir de 3 anos, e nos lembra a importância de ser criança em qualquer idade !

Pequeninos

Pequeninos
Este bebê em plush ou algodão é companheiro de crianças bem pequenas,quando elas começam a perceber sua imagem como seres humanos