Vou trazer alguns contos publicados por diversos autores, (sempre atribuindo os créditos) como forma de
resgatar a magia e a beleza da infância de todos nós!
resgatar a magia e a beleza da infância de todos nós!
A PEDRA DE RONDA -((Do livro Novas Histórias Antigas - Rosane Pamplona e Dino B. Junior- Editora Brinque-Book)
Há muitos e muitos anos, na cidade de ronda, ao sul da Espanha, apareceu, vinda não se sabe de onde, trazida não se sabe por quem, uma grande pedra na qual se lia uma estranha inscrição: "BENDITO E LOUVADO QUEM ME VIRE DO OUTRO LADO".
Os primeiros que encontraram a pedra apressaram-se a virá-la, desejosos de saber o que encontrariam. Porém, do outro lado, havia apenas uma inscrição, idêntica á primeira: "BENDITO E LOUVADO QUEM ME VIRE DO OUTRO LADO".
Alguns sentiram-se frustrados, ficaram aborrecidos; outros riram-se, divertidos, e logo acercaram-se novos curiosos, que, lendo a inscrição, também quiseram ver o que ali havia e novamente viraram a pedra, sem nada encontrar a não ser a mesma inscrição.
A partir daquele dia, a pedra ganhou fama. Todos que passavam por ali não resistiam e a viravam. Alguns diziam que ela era bendita, trazia sorte; outros, pelo contrário, que aquilo eram artes do diabo, feitiçaria! Mas a maioria achava mesmo que tudo não passava de uma brincadeira de algum desocupado. O fato é que, com o passar do tempo, a pedra foi ficando até lisa, de tanto ser virada prá cá e prá lá. E a inscrição já quase se apagava, quando um dia...
Um dia, um homem, um habitante de Ronda, viu-se numa situação muito difícil. Cheio de dívidas,
desesperado, já não sabia o que fazer, quando se lembrou da tal pedra. "Porque não tentar?", pensou. Afinal, desde que nascera, ouvia falar daquilo; quem sabe a pedra não poderia virar seu destino?
Cheio de esperanças, foi até lá e, com muito esforço, virou-a do outro lado. Mas, ai, desastre! A pedra caiu-lhe em cima do pé e quase lhe esmaga os dedos. Furioso, o homem esbravejou:
-Ah, bandida! Você me paga ! Nunca mais vai pregar peças em ninguém !
E ainda praguejando foi buscar uma marreta, com a qual, sem dó, bateu na pedra com toda a força .
A pedra partius-se ao meio e, oh, surpresa ! de dentro dela brilhou um deslumbrante tesouro. Trinta quilos de ouro, que ali haviam ficado escondido á espera de alguém que, por bem ou por mal, entendesse a mensagem: "BENDITO E LOUVADO QUEM ME VIRE DO OUTRO LADO...
Nenhum comentário:
Postar um comentário